A Economia Solidaria como meio para o desenvolvimento sustentavel- Caso do Banco Palmas

Tese de Mestrado em Economia e Gestão do Ambiente

Thalyta Taumaturgo de Sousa, 2011

Para bajar : PDF (950 KiB)

Resumen :

O contexto de exclusão social e econômica no mundo tem levado a uma profunda reflexão sobre a falta de oportunidades enfrentada pelas populações com mais baixa renda para ampliar os orçamentos individuais e/ou familiares e, com isso, alcançar melhores condições de vida. Essa percepção gerou o conceito de economia solidária,que atualmente contribui com análises e propostas, para colocar em xeque os paradigmas que sustentam os atuais modelos econômicos e incluir, nas pautas macro e microeconômica, o foco no desenvolvimento sustentável e no bem-estar das comunidades locais.

Este trabalho trata do estudo de caso do Banco Comunitário de Desenvolvimento Palmas, localizado na cidade brasileira de Fortaleza, no estado do Ceará, implantado com o objetivo de fomentar programas e projetos de trabalho e geração de renda que,utilizando sistemas econômicos solidários, permitissem superar a pobreza urbana do Conjunto Palmeiras. Para tal, utilizou-se na pesquisa ora apresentada o método descritivo, realizado por meio de pesquisa bibliográfica e documental.

Conclui-se que a criação do Banco Palmas, funcionando sob os princípios da Economia Solidária, tem proporcionado o desenvolvimento sustentável local, enlaçando os três vértices de desenvolvimento: econômico (acesso da população a créditos e a criação de uma moeda local), social (formação e capacitação de profissionais realçando talentos e potenciais locais) e ambiental (sensibilização para uso consciente e responsável dos recursos naturais).