Gestão, fato associativo & Economia solidaria: A experiência da ASMOCONP/BANCO PALMAS

Mestrado, Universidade Federal da Bahia

Jeová Torres Silva Júnior, 2004

To download : PDF (9.2 MiB)

Summary :

Esta Economia Solidária se apresenta, no contexto brasileiro, particularmente, nas experiências associativas e de cooperativismo popular. Discute-se, que tais organizações convivem como parte de um campo contraditório no qual reside uma tensão entre duas lógicas: a mercantil e a solidária. Ademais, compreende-se que nestas formas organizacionais, tal tensão tem sido regulada através da gestão do empreendimento, por meio da mediação entre uma racionalidade que comporta mais valores substantivos como a reciprocidade e a solidariedade e uma racionalidade mais funcionalista que valoriza a instrumentalidade.

Este trabalho tem por objetivo compreender como a gestão lida com a tensão entre as lógicas mercantil e solidária em um empreendimento da economia solidária, e de que modo vem contribuindo para a sobrevivência da organização. O objeto de estudo em questão é a Associação de Moradores do Conjunto Palmeiras (ASMOCONP), na cidade de Fortaleza - Ceará. A ASMOCONP é uma experiência associativa que se propõe a organizar e articular a comunidade com a intenção de melhorar suas condições de vida, enlaçando um triplo espaço

de atuação: o político – no sentido da participação dos moradores ao redor de questões públicas, o social – ao reforçar a base das relações e da convivência entre eles, e o econômico – considerando as diversas atividades produtivas empreendidas.