Outra visão da economia

Os princípios da Grande Transição

Frente aos efeitos devastadores da globalização, predadora em termos sociais, humanos e ecológicos, uma nova economia se impõe: ela propõe novas relações sociais e uma vinculação privilegiada com o planeta. Certos autores afirmam que há uma necessária transição de um modelo único no mundo, baseado no crescimento econômico e fundado no endividamento cada vez maior e na depredação dos recursos naturais para uma federação descentralizada de economias sociais e ecológicas.

Democratizar a economia

As finalidades econômicas e sociais da economia social e solidária (criação de novos mercados, resposta às novas necessidades sociais, geração de emprego, inclusão social, reforço do capital social) fazem talvez esquecer seu projeto político de democratização da economia. Entretanto, certos autores, como Jean-Louis Laville (1999), definem a ESS como “conjunto de atividades que contribui para a democratização da economia a partir do compromisso dos cidadãos”.

Definições, referencias, noções, contribuções cientificas

Feminismos/economia feminista

A economia feminista (EF) é uma corrente crítica de pensamento que procura tornar visíveis as dimensões de género das dinâmicas económicas. A análise económica realizada pelo FE baseia-se numa definição ampla da economia e levanta o papel do trabalho doméstico e de cuidados como uma das questões centrais no seu discurso. A partir daqui, constrói-se um quadro teórico com a capacidade de questionar o capitalismo e a heteropatriarquia e de fazer propostas alternativas que se opõem ao sistema mercantilista centrado unicamente nas relações de produção monetizadas, esquecendo o resto das relações que, no entanto, são cruciais para o desenvolvimento da vida.