Evaluaçāo da performance social/impacto social/utilidade social

Se a performance financeira de uma empresa dispõe de ferramentas testadas, indispensáveis frente aos investidores, qual a situação com relação às performances sociais? Alguns financistas se questionam também sobre a mais-valia social de seus investimentos. Assim, a cada ano aparece uma grande quantidade de indicadores socialmente responsáveis.

No caso das Instituições das Microfinanças (IMF), cuja prioridade é a luta contra a pobreza e a exclusão social, a medição da performance social pareceria ser inerente à sua missão. Entretanto, pode ser questionada a eficácia obtida nessa luta e a adequação dos serviços financeiros que elas propõem. Os indicadores da performance social resultam cruciais numa época em que as IMF são objeto de inúmeros problemas e críticas (inadimplência, falências, desinteresse geral dos clientes, etc.). Na busca por contribuir para o acesso das populações desfavorecidas aos serviços financeiros de base (poupança e crédito) por meio da aplicação de técnicas e de regras cada vez mais próximas do sistema financeiro comercial, as microfinanças não correm o risco de aparecer como um segmento do mercado financeiro internacional dirigido aos mais carentes?

No caso do sistema financeiro solidário, em particular, que considera o microcrédito e a poupança como uma das ferramentas ao serviço do desenvolvimento humano e da sociedade, o fortalecimento do vínculo social, a adaptação aos contextos ou entornos onde ele se desenvolve, a estruturação de um capital social e a busca de autonomia para seus clientes são os elementos constitutivos da sua atividade. Portanto, foi necessário construir indicadores que permitissem diferenciar e valorizar o trabalho efetivo do sistema financeiro solidário, de levar para a prática a sua missão social.

A performance social, ampliada a outros segmentos da atividade econômica, se situa na confluência do questionamento à riqueza no nível macro e da responsabilidade social no nível da empresa.

A abordagem da utilidade social, por exemplo, visa identificar todas as formas de valor que não emergem espontaneamente na atividade produtiva das empresas, algo que escapa à avaliação económica e ao cálculo económico.

O conceito de impacto social (amplamente utilizado) distingue-se do de utilidade social na medida em que considera os resultados e os impactos de uma atividade independentemente das intenções e dos valores dos seus responsáveis, bem como da finalidade, dos modos de governação e do estatuto da organização que a executa (extrato da definição de Glossaire DEVISUS. Définitions de l’évaluation utilité/impact social.).