Pressenza International press Agency

Quem somos

Pressenza é um espaço aberto à expressão da base social. Privilegia uma óptica humanista universalista e promove ativamente convênios de colaboração e alianças com outras agências, bem como vínculos de reciprocidade com portais, plataformas, meios informativos e de comunicação, de coletividades e culturas específicas. Pressenza participa de uma ampla rede de novos meios que conseguem difusão mundial de suas propostas locais ao mesmo tempo em que nutrem suas informações com o material que provê a agência.

A equipa de Pressenza está conformado por voluntários com vasta experiência em comunicação, ativismo social, âmbitos culturais e acadêmicos. A agência é independente de qualquer interesse econômico, condição básica de sua autonomia. Conta com colunistas, repórteres, fotógrafos, gráficos, videastas e tradutores nos cinco continentes que contribuem, sem fins de lucro, seu trabalho profissional.

Originada em Milão, Itália, no 2009, é uma pessoa jurídica como agência internacional em Quito, Equador, desde o 2014 (Oficio N°SNC-DAL-2014-0011-Ou Acordo N°037 do 4 de Junho do 2014 da Secretaria Nacional de Comunicação) e está organizada em equipas e redações descentralizadas. Com presença em 24 países, emite diariamente seu serviço informativo em inglês, italiano, espanhol, francês, português e alemão.

Propósito

Pressenza dá visibilidade às notícias, iniciativas, propostas e palcos unidos à Paz, a Não-Violência, o Desarmamento, os Direitos Humanos e a luta contra toda forma de Discriminação. Coloca ao ser humano como valor e preocupação central e celebra a diversidade. É assim que propõe um jornalismo ativo e lúcido que respeite estas premissas essenciais, apontando para a resolução das crises e conflitos sociais em todas as latitudes.

Nesse sentido, difunde estudos, análises e ações que contribuam à paz mundial e à superação da violência; priorizando o desarmamento nuclear e convencional, a resolução pacífica de conflitos, sua prevenção e o retiro dos territórios ocupados. Ao mesmo tempo denuncia todos os fatos e situações que provocam dor e sofrimento nas populações, tentando decifrar e transformar as causas destes eventos, indo além de ser meros espectadores. A Agência também forma estudantes e voluntários que confluem nestas convicções.