Centre de recherche sur les innovations sociales (Crises)

O Centro de Pesquisa sobre Inovações Sociais (CRISES) é uma organização interuniversitária e pluridisciplinar que reúne aproximadamente sessenta pesquisadores filiados principalmente à oito instituições, quais sejam: Universidade do Quebec em Montreal (UQAM), Universidade do Quebec em Outaouais (UQO), Universidade Laval, Universidade de Sherbrooke, Universidade Concordia, Escola de Altos Estudos Comerciais de Montreal (HEC Montreal), Universidade de Montreal e Universidade do Quebec em Chicoutimi.

Criado em 1986 por Benoît Lévesque e Paul R. Bélanger, o CRISES se tornou, desde 2001, um grupo de pesquisa estratégico, financiado pelo Fundo Quebequense de Pesquisa sobre a Sociedade e a Cultura (FQRSC). De 2003 a 2009, esteve sob a direção de Denis Harrisson, e atualmente encontra-se sob a direção de Juan-Luis Klein, desde primeiro de junho de 2009.

Oriundos de formações diversificadas (Antropologia, Geografia, História, Matemática, Filosofia, Relações Industriais, Administração e Gestão, Ciências Econômicas, Ciência Política, Sociologia e Serviço Social), os membros do CRISES estudam e analisam as inovações e as transformações sociais a partir de três eixos de pesquisa complementares: “desenvolvimento e território”, “condições de vida” e “trabalho e emprego”.

Vários trabalhos de pesquisa são realizados em parceria com os atores sócio-econômicos. Os membros do CRISES são elementos-chave no processo de construção de redes com a sociedade civil e contribuem ativamente nas atividades de transferência e de troca de conhecimentos com as comunidades nas quais se inserem.

Um estudo de caso

4 Documentos de análises/working paper/articulos

Uma palestra