Centro de Estudos Cooperativos e da Economia Social - FEUC, Universidade de Coimbra, Portugal (Ceces)

O CECES/FEUC é um centro de estudos que visa o estudo e da economia social nas suas vertentes cooperativa, mutualista e solidária, articulando nas suas actividades uma abordagem académica e profissional. Integram-no investigadores, docentes da FEUC, provenientes de áreas científicas como: direito, economia, sociologia, gestão, contabilidade, psicologia e história.

O trabalho do CECES prolonga-se por mais de duas décadas. Foi criado em 1982 como Centro de Estudos Cooperativos, com o objectivo de estudar o sector cooperativo e desde 2002 alargou os seus objectivos para investigação, formação e informação relativa à economia social e solidária e ao terceiro sector, suas organizações, agentes e estudiosos.

Na sequência de vários Cursos Livres de Cooperativismo e Economia Social desde 2005, o CECES tem vindo a realizar, desde 2009, com o apoio do Montepio, uma Pós-Graduação em Economia Social: Cooperativismo, Mutualismo e Solidariedade. Com ênfase na articulação entre a componente analítica e prática esta pós-graduação estrutura-se em módulos temáticos integrando três unidades curriculares das áreas disciplinares do direito, da gestão e da economia e da sociologia. Inclui também conferências, contando com a participação de reputados académicos nacionais e internacionais e agentes da economia social e solidária, enquanto experiências vivas.

O CECES tem vindo a desenvolver um sector bibliográfico especializado em temas cooperativos e da economia social e solidária dentro da Biblioteca da Faculdade de Economia. O enriquecimento deste fundo tem sido uma prioridade visando a constituição de um acervo variado, tendo em conta vários tipos de organizações da economia social, partindo de diversas perspectivas disciplinares ou temáticas e diversas tradições teóricas.