A Economia Solidária no Brasil: uma análise de dados nacionais

Site de la editorial

Luiz Inácio Gaiger & Grupo Ecosol, Editora Oikos, São Leopoldo, Brasil, 2014

Elaborada pelo professor Luiz Inácio G. Gaiger e integrantes do Grupo de Pesquisa em Economia Solidária e Cooperativa (Grupo Ecosol), a obra apresenta e analisa as principais informações provenientes do segundo Mapeamento Nacional de Economia Solidária e da primeira pesquisa amostral de abrangência nacional sobre sócias/os dos Empreendimentos Econômicos Solidários (EES).

Dividido em sete capítulos, o livro proporciona uma visão geral da Economia Solidária no país, com base nas características principais dos EES e nos dados preliminares da pesquisa amostral sobre seus sócios e sócias. No segundo Mapeamento, finalizado em 2013, foram levantadas informações de quase 20 mil empreendimentos, em sua maioria (60%) associações. A outra pesquisa, realizada através da aplicação de um questionário, nas cinco regiões do país, traz detalhes de quase 3 mil pessoas associadas aos EES e mostra os impactos gerados por sua participação na Economia Solidária.

O volume é um dos produtos finais do Projeto SIES, que teve como objetivo a atualização e ampliação do Sistema de Informação em Economia Solidária (SIES). Desenvolvido pelo Grupo Ecosol em convênio com a Secretaria Nacional e Economia Solidária (SENAES), o Projeto originou outros materiais de divulgação, entre eles o Atlas Digital, dispositivo que apresenta os dados gerais do Mapeamento por meio de tabelas, gráficos e mapas. Ao lado disso, o livro-álbum “As faces da Economia Solidária no Brasil”, em versão digital e impressa, mostra os registros fotográficos dos entrevistadores que participaram da pesquisa sobre o perfil dos integrantes dos EES.

Essas e outras ferramentas podem ser acessadas pelo site do Projeto, no endereço sies.ecosol.org.br. Os livros, “A Economia Solidária no Brasil: uma análise de dados nacionais” e “As faces da Economia Solidária no Brasil”, serão distribuídos gratuitamente pela SENAES.