A METODOLOGIA DE INCUBAÇÃO: PROPOSTAS DE APRENDIZAGENS PARA ECONOMIA SOLIDÁRIA

Elenilze Josefa DINIZ, Celênia de SOUT MACÊDO, 2017

To download : PDF (550 KiB)

Summary :

O modelo de incubação da INCUPES/Fundação Pedro Américo foi desenvolvido com a finalidade de fomentar e apoiar empreendimentos econômicos (produção e serviços) solidários capazes de gerar impactos nas condições de vida dos indivíduos envolvidos e da comunidade na qual eles estão inseridos. Para a construção desse método de incubação levamos em consideração referencial conceituais de vertentes teóricas distintas, isso porque no campo da economia solidária há uma multiplicidade de enfoques e análises que a caracteriza e modelos de incubação que ela requer.

Ao mesmo tempo, para desenvolvermos esta proposta tivemos que levar em consideração certos desafios os quais marcavam a nossa realidade. Um cenário econômico marcado por crise e um mercado competitivo e saturado por pequenas e médias empresas, de modo que tornava-se um desafio criar e consolidar três empreendimentos (02 prestação de serviços: cuidador de idosos e organizadora do lar; e 01 produção de artesanato) que fomentassem a geração de emprego e de renda, e ao mesmo tempo possibilitassem aos participantes construírem-se como donos e proprietários do seu trabalho.

Outro desafio se fazia presente: o pedagógico, pois as práticas de economia solidária envolvem uma mudança de valores e de cultura, e somente através da formação poderíamos capacitar grupos de comunidades carentes - os quais muitos não eram sequer alfabetizados e com trajetórias de vidas marcadas pela exclusão e de vulnerabilidade social- para trabalhar coletivamente e fossem capazes de se apropriarem e colocarem em práticas processos de gestão e decisão democrática. Corroboramos, neste sentido, com Adams e Santos (2013) sobre as ações político-pedagógicas inovadoras, autogestionárias e solidárias as quais tornam-se fundamentais na perspectiva emancipadora de transformação dos sujeitos e da sociedade.