Instituto de Derecho cooperativo y Economia Social

O Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) é uma organização da sociedade civil fundada em 1981 por, entre outros, o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho. O Ibase tem como objetivo a radicalização da democracia e a afirmação de uma cidadania ativa.

Para isso, a instituição acredita ser necessário fortalecer o tecido associativo da sociedade, incidir em políticas públicas e criar uma nova uma cultura de direitos. As iniciativas do Ibase são regidas pelos princípios da liberdade, igualdade, solidariedade, participação, diversidade e justiça socioambiental.

O Ibase privilegia a atuação em rede. É parte de uma rede global, um ator com conexões mundiais e raízes locais. Essa ação em rede propicia, por exemplo, tanto o Fórum Social Mundial, do qual o Ibase foi um dos criadores, quanto campanhas como a Pacto pela cidadania – favela é cidade, sobre o PAC das favelas no Rio.

Iniciativas como o Fórum e o Pacto ilustram o papel do Ibase na renovação e no fortalecimento da democracia. Uma contribuição que teve como marca a campanha contra a fome de Betinho, nos anos 1990, o projeto de balanço social das empresas, o Alternex, primeiro provedor de internet no Brasil, o Diálogos contra o racismo, entre outras ações.