ÉTICA, ECONOMIA E SOCIEDADE - Questões cruzadas

Universidade Catòlica Editora

Sandra Lima Coelho, Gonçalo Marcelo, 2019

Download : PDF (4,5 MiB)

Resumo :

Este livro reúne um conjunto de reflexões promovidas pelo Grupo Ética, Economia e Sociedade. Este grupo tem vindo a organizar, desde Junho de 2016, um ciclo de conferências com a mesma designação, com o objectivo de promover debates informados sobre temas com relevância social nas áreas da Economia e da Ética, em permanente diálogo com outras áreas das ciências sociais e humanas.

O livro é composto por cinco partes inspiradas nos resultados das reflexões desenvolvidas nas cinco primeiras conferências organizadas, sendo elas: 1) Reflexões sobre a Relação entre Dinheiro, Amor e Virtude; 2) Insegurança Económica, Desigualdade e Distribuição; 3) A Discussão em Torno do Rendimento Básico Incondicional; 4) Perspectivas sobre o Futuro da União Europeia; 5) Alternativas no Presente e para o Futuro: Decrescimento e Moedas Locais, reunindo um total de dezanove textos.

No seu conjunto, estas reflexões olham para a realidade social de uma forma simultaneamente ampla, reflexiva e crítica, num esforço de divulgação de resultados de investigação sobre temas relevantes para o bem comum e para o futuro das nossas sociedades.

A obra apresenta um elenco de autores onde se cruzam jovens investigadores e autores consagrados, filósofos, economistas, sociólogos e outros cientistas sociais, membros do grupo e convidados de outras instituições e da sociedade civil, numa intersecção de especialidades e pontos de vista cujos resultados são aqui apresentados em acesso livre.